quarta-feira, 7 de abril de 2010

Computer City - Dennis Crompton

1. Dennis Crompton. Computer City, 1964.

Computer City, trata-se de uma cidade servida por um sistema de infra-estrutura computadorizado, na pré-história de nossa atual era digital. Então, interpretada como uma alma invisível pois não implicava a definição formal de componentes arquitetônicos, nem a articulação entre estes e os espaços urbanos. Considerado como o projeto mais dirigido a um deslocamento conceitual do interesse na noção de arquitetura como artefato material para o interesse em processos e estratégias relacionados aos impactos das tecnologias da automoção e da comunicação sobre o ambiente.
O Plugging-in define um modo de pensar que demonstra um deslocamento do edifício para dispositivo. Um deslocamento da estética à maneira pela qual o hardware portátil reestrutura o nosso comportamento.
A imagem da cidade é comparada a uma gigantesca tomada de força - "a giant socketry".
"Plug-in City necessitava a Computer City como sua sombra, de outra maneira não poderia funcionar"_afirmava Cook.
Computer City especulava com uma noção infra-estrutural. Aqui o que era desenhado era a representação de um sistema tecnológico altamente sofisticado, que permitiria nutrir e equilibrar uma metrópole moderna, em permanente atividade e contínua transformação.
A justificativa para o projeto colocava em evidência a relação entre cidade e concentração de energias, destacava a idéia da metrópole como uma estrutura de relações comparável a um "campo de força" muito complexo, uma cadeia de eventos em equilíbrio dinâmico, em que as zonas de máxima densidade seriam também aquelas de "máxima exposição de energia". Na Computer City, "esta área energizada é sintetizada com uma sensibilidade muito mais afinada, e está programada para responder a mudanças de atividade. Escalas de tempo e câmbio são inseridas no computador de modo que a reação siga a causa natural a uma razão ótima". O que Computer City prometia, era oferecer à metrópole a "habilidade eletrônica para transformar-se" - "eletronic changeability" era o desafio - como resume a legenda do projeto, tal qual publicado no magazine Archigram.

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